sábado, 17 de junho de 2017

A verdade e a Bíblia VI



...


Um túmulo vazio? Como podemos explicar o túmulo vazio? A explicação pderi estar em uma causa natural?


A situação no túmulo depois da ressurreição é importante. O selo romano fora quebrado, o que significava crucificação automática, de cabeça para baixo, para os autores da façanha. A grande pedra fora removida para longe do sepulcro maciço, e não apenas da entrada, como se tivesse sido transportada para outro ponto. Quando os guardas despertaram e descobriram o que havia acontecido, fugiram.

Este é o registro que temos nos documentos históricos.Várias teorias, porém, afirmaram que o túmulo não estava na verdade vazio.

Uma teoria proposta por Kirsopp Lake supõe que as mulheres que anunciaram que o corpo não se encontrava ali foram erradamente para outro túmulo. Em caso positivo, então os discípulos que foram verificar a declaração das mulheres devem ter também ido ao túmulo errado. Podemos estar certos, porém, que as autoridades judaicas, que haviam pedido que a guarda romana fosse colocada junto ao sepulcro para impedir o roubo do corpo, não iriam enganar-se quanto à sua localização. Os guardas romanos também não cometeriam tal engano.

Se um túmulo errado estivesse envolvido, as autoridades judaicas não teriam perdido tempo em apresentar o corpo que se achava no túmulo certo, extinguindo assim para sempre qualquer rumor de uma ressurreição. Outra tentativa de explicação alega que as aparições de Jesus pós-ressurreição não passaram de ilusões ou alucinações.

Sem nenhum apoio dos princípios psicológicos que estudam aparições ou alucinações, esta teoria também não coincide com a situação histórica ou com o estado mental dos apóstolos.

Isto nos leva à única possibilidade restante, isto é, o túmulo estava realmente vazio, como afirmaram os seguidores de Jesus, como supuseram os soldados e líderes judeus e como os cristãos sempre ensinaram. Paul Althaus declara que a ressurreição "não poderia ter sido mantida em Jerusalém durante um único dia ou hora, se o fato de o túmulo estar vazio não tivesse sido estabelecido para todos os interessados".

Paul L. Mayer conclui: "Se toda a evidência for pesada cuidadosa e imparcialmente, é realmente justificável segundo os cânones da pesquisa histórica, concluir que o túmulo em que Jesus foi sepultado estava mesmo vazio na manhã da primeira Páscoa. Nenhum traço de evidência foi ainda descoberto na epígrafe das fontes literárioas, ou na arqueologia, que pudesse refutar esta declaração".

Se o túmulo estava vazio, onde se encontrava o corpo e por que não foi apresentado? As teorias avançadas para explicar a ressurreição por causas naturais são fracas: elas acabam contribuindo par aumentar a confiança na verdade da ressurreição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário