sábado, 2 de julho de 2016

Um cristão pode ter a certeza da salvação?




As escrituras ensinam que os cristãos são salvos pela graça de Deus, à qual temos acesso, depositando a nossa fé em Jesus Cristo, para o perdão dos nossos pecados (cf. Rm 3.21-26; Ef 28,9). As escrituras também ensinam que nós podemos perseverar nessa fé, uma vez que, "mediante a fé, estamos guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo" (cf. 1Pe 1.5). Mas podemos saber, com certeza, que verdadeiramente pertencemos ao Senhor e que, no final, seremos ressuscitados para a vida eterna? A resposta é "sim".

Os autores do Novo Testamento estavam convencidos de que a certeza está disponível aos crentes. O apóstolo Paulo escreveu, em Romaos 8.1: "nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus", e então concluiu a notável discussão daquele capítulo com esta declaração, nos versículos 38,39: "estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, Nosso Senhor!" João também estava convencido de que os crentes podem ter esta certeza. Ele escreveu: "Nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos" (cf 1Jo 2.3). E, novamente: "Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; quem não ama a seu irmão permanece na morte" (cf. 1Jo 3.14).

Como podemos receber esta certeza? Da mesma forma como os médicos testam sinais vitais, procurando indicadores de saúde, também há vários "indicadores de sinais vitais" nas Sagradas Escrituras que testam a saúde espiritual.

1. A Bíblia diz que devemos nos examinar para verificar se estamos na fé (cf 1Co 9.24-27; 2Co 13.5). Não há nada de errado em um cristão parar, de tempos em tempos, e se fazer a pergunta: "Estou indo bem, espiritualmente?' (e é absolutamente correto fazer isto). Nestas ocasiões, não estamos procurando a perfeição, mas apenas sinais de que estamos fazendo a diferença.

2. Estamos andando em obediência a Deus? Os que o amam, obedecem a Ele (1Jo 2.3). Este é um teste objetivo. Novamente, não estamos procurando a perfeição, uma vez que tornar-se como Cristo é um processo que dura uma vida inteira (Rm 8.29,30; 1Jo 3.2). A pergunta é: A obediência a Ele realmente é o que eu desejo, mais do que qualquer outra coisa?

3. Temos a sensação de que verdadeiramente pertencemos ao Senhor e Ele a nós? As Sagradas Escrituras ensinam que, se somos cristãos, temos o Espírito Santo residente em nós (Rm 8.9), o Espírito Santo residente em nós (Rm 8.9), o Espírito que "testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Rm 8.16). É o mesmo Espírito que nos capacita a clamar: "Aba, Pai", ao nosso Pai que está nos céus (Rm 8.15; Gl 4.6).

As Sagradas Escrituras nos dão sinais vitais objetivos e também subjetivos. Como João Calvino observou certa vez, a certeza vem com a fé. Se estamos confiando apenas em Jesus para a salvação, isto traz consigo a certeza.

Chad Owen Brand



Nenhum comentário:

Postar um comentário