sexta-feira, 25 de outubro de 2013

QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO!



QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO!

Texto: I Samuel 16:1-13



1 - ENTÃO disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.

2 - Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR.

3 - E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.

4 - Fez, pois, Samuel o que dissera o SENHOR, e veio a Belém; então os anciãos da cidade saíram ao encontro, tremendo, e disseram: De paz é a tua vinda?

5 - E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao SENHOR; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.

6 - E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o SENHOR o seu ungido.

7 - Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.

8 - Então chamou Jessé a Abinadabe, e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o SENHOR.

9 - Então Jessé fez passar a Sama; porém disse: Tampouco a este tem escolhido o SENHOR.

10 - Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido a estes.

11 - Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.

12 - Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.

13 - Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.





A igreja é um lugar de relacionamento. A família é um lugar de relacionamento. A sociedade é um lugar de relacionamento. Por isso que existem grandes conflitos de relacionamento.

Nesse contexto estaremos trabalhando a cura das feridas do coração. O nosso coração é um trono que vive em conflitos. Um coração machucado é um impasse nos relacionamentos: Deus, família, igreja, sociedade.

Se o nosso coração estiver atingido, toda a nossa vida ficará em prejuízo.



Amados, aquilo que eu não consigo enxergar de mim mesmo, o meu coração não sente, ou seja, eu não sou convencido.

Saul era um rei que não fazia a vontade de Deus, mas fazia aquilo que ele achava estar certo. Consequentemente, o Senhor o rejeitou de ser rei. Saul era um homem que não obedecia por isso Deus se cansou dele.



Você entende que na sua vida tudo acontece por propósito?



Provérbios 19:21

21 - Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.



Quantos de nós tentamos provar algo, mas estão frustrados nas suas escolhas. O homem pode até fazer planos, mas o que prevalece é a vontade de Deus. O que aconteceu na vida de Saul foi uma intervenção de Deus. Por quê? Porque ele não quis ouvir a voz do Senhor.

Eliabe estava pronto fisicamente para assumir o reino, mas Deus não olha para a aparência, porém, para o coração.

Nesses dias é necessário sondar o nosso coração, pois muitas coisas não estão acontecendo nas nossas vidas porque nós estamos olhando para o exterior e não estamos olhando com os olhos do Senhor.

Coração é um órgão vital! A questão é que Aquele que decide as coisas nas nossas vidas leva em consideração o que está no nosso coração.



Quando estudamos a história de Davi, vemos que ele não era o cara. Ele cometeu coisas que Saul não fez. Mas a Bíblia diz que Deus viu em Davi um homem segundo o Seu coração. Mas o que acontece? É que Saul quando repreendido pelo Senhor não se arrependeu, ao contrário de Davi, que quando corrigido pelo Senhor, ele foi mais do que depressa em se arrepender (Sl 51).

O pecado na vida de Davi sempre foi um acidente. Ele nunca se justificou contra o Senhor, mas se arrependeu. A decisão de Davi sempre foi em mudar de vida.

Preste atenção, Deus não tem expectativa que nós sejamos perfeitos, porém, que nós tenhamos um coração arrependido, quebrantado, aberto para o Senhor. Davi só foi rei por causa de Deus. Deus gosta de ouvir o nosso coração.

Queridos, ninguém pode determinar o juízo da sua vida, somente Deus. Temos que nos atentar no que Deus pensa a meu respeito.



Como está o seu coração?



A partir de hoje, Deus quer trabalhar no seu coração. Abra o seu coração para o Senhor. Ele quer determinar algo que vai mudar a sua vida a partir desse acampamento. Ele quer curar as feridas do seu coração. Ele quer afirmar a sua identidade de filho de Deus.

Se você não abrir o seu coração nesse tempo, você não vai conseguir enxergar o que Deus tem pra você, o que Ele quer fazer em você, o que Ele quer determinar pra você.

O Espírito Santo tem a missão de convencer você para viver um tempo novo, uma estação nova, para fazer com que você experimente o vinho novo.

No momento que você enxergar o estado que está o seu coração, você certamente permitirá que Deus cure, restaure, converte genuinamente o seu coração.

É muito importante que você deseja enxergar a real situação do seu coração. Pois no momento que você abrir o seu coração para o novo de Deus, o mesmo Deus que restaura a nossa visão é o mesmo que cura o nosso coração.

Pr Marcelo Amaral – Comunidade Cristã Apostólica Moriah/CCAM

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário