sexta-feira, 6 de setembro de 2013

AS IMAGENS DO CORAÇÃO
Texto: Provérbios 23:6-8



“Não comas o pão daquele que tem o olhar maligno, nem cobices as suas iguarias gostosas. Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. Come e bebe, te disse ele; porém o seu coração não está contigo. Vomitarás o bocado que comeste, e perderás as tuas suaves palavras”.

Números 13:25-33

“E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão. Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos”.

Tudo se confirmou naquilo que Deus tinha dito a eles, porém, eles mostraram uma outra imagem da terra para o restante do povo.
Essa era a imagem que eles tinham deles: como gafanhotos. E por isso imaginamos que eles nos acham assim.

Números 14:1-3

“ENTÃO toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite. E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto! E por que o SENHOR nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?”.

Eles começaram a reclamar e questionaram a liderança. Também se amaldiçoaram por causa de uma visão incorreta de Deus.
Existe uma diferença entre Imagens Reais e Imagens Irreais!
As imagens reais são aquelas que Deus pensa a nosso respeito, enquanto as imagens irreais são aquelas que nós pensamos de nós mesmo.

Onde você está colocando o foco da sua imagem?

A proposta de Deus em espiar a terra era criar no povo uma dependência n’Ele. Pois eles confiariam na promessa de Deus. Por isso que eles tinham que trazer o fruto (Nm 13:17-20)

Trazer o fruto da terra era a proposta de Deus.

Ex 3:16-17 – Eis a promessa de Deus!

Deus nunca escondeu nada do povo, sempre disse que levariam eles para a terra do cananeu (amalequitas). Mas em todo tempo Deus prometera uma terra que mana leite e mel.

Por causa de uma falsa imagem, o povo se esqueceu da promessa de Deus e passou a focar nos habitantes da terra. Mesmo sabendo que Deus tinha-os livrado das mãos de Faraó, eles conseguiram perder a imagem de Deus.

O fruto se aproxima da realidade de Deus – Mas os homens da terra se aproximam da imagem que eles tinham de si próprio.

Isto é, a imagem que temos de nós mesmo é o que prevalece nas horas de dificuldades. Quantos de nós estamos com feridas no coração em relação a Deus por causa de uma imagem errada da realidade de Deus.

Muitos têm focado numa imagem de incapacidade e inferioridade e por isso não conseguem fluir no projeto de Deus para sua vida.

Não consegue ver que é uma grande oportunidade de Deus pra nossas vidas. Tem pessoas que por causa da imagem da rejeição (imagem distorcida), não enxergam Deus em suas vidas. Muitas vezes as circunstâncias falam do meu Deus (o meu Deus me enganou), ou, (o meu Deus é fiel comigo).

A circunstância do Mar Vermelho revela o nosso Deus. Mas a imagem do coração pode ser determinante nas nossas vidas.
A circunstância do Fruto da terra era uma evidência de que Deus estava confirmando a promessa.
Quando focamos os nossos olhos em Deus, falamos pra circunstância: você não é nada perante o meu Deus. Porém, quando focamos os nossos olhos na circunstância, falamos para o nosso Deus: você não é nada perante o meu problema.

A nossa aproximação em Deus nos permite ver além das circunstância. Nos permitem ouvir além das vozes de problema.

Números 14:6-9

“E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais”.

Olha o foco de Josué e Calebe!

O Senhor nos prometeu, o Senhor está conosco, o Senhor é fiel.

Se o rejeitado, se o complexado, se o traumatizado, se o desprezado, se o enfermo, se vocês colocarem o foco no Senhor, Ele não vai te decepcionar.


Muitas vezes não conseguimos romper, porque estamos dependendo das imagens do nosso coração (Atos 12:1-19 - Pedro preso e a igreja orando).



Josué 14:5-14

“Como o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel, e repartiram a terra. Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus. Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus. E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse. E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança. Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel”.

Mesmo depois de 45 anos, Calebe estava firme no Senhor. Não importa o tempo, ele ainda estava com o foco no Senhor.
Veja a importância de termos a imagem correta de nós mesmo e do Senhor. Ainda que ele não tivesse uma imagem correta dele, mas tivesse do Senhor, ele ainda sim conseguiria romper.
Eu ainda não tenho uma imagem correta de mim mesmo, mas o meu foco está no Senhor, por isso, quando a circunstância me aperta, eu olho para o Monte de onde me vem o socorro, o meu socorro vem do Senhor, a minha esperança é o Senhor, a minha força vem d’Ele!

·         Quais as imagens teu coração tem revelado a seu respeito?
·         Onde as imagens do teu coração tem te guiado até o dia de hoje?
·         Diante das dificuldades você tem conseguido romper?
·         O seu foco está em quem, no Senhor ou na circunstância?



Pr Marcelo Amaral – Comunidade Cristã Apostólica Moriah/CCAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário