segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Os milagres Bíblicos são imitações de mitos pagãos?


Com frequência, aparece a queixa de que os milagres da Bíblia, especialmente os milagres de Jesus, eram motivados ou até mesmo inspirados por relatos pagãos do mundo antigo. Alguns tentam alegar que as curas, a possessão demoníaca, os nascimentos de virgens e as ressurreições eram comuns nos tempos antigos. Assim, esta é uma tentativa de dizer que a Bíblia não é diferente de outros documentos religiosos. talvez os cristãos tenham até mesmo plagiado outras narrativas.

Embora seja verdade que uma miríade de histórias de milagres adornavam o mundo antigo, a consequência não é necessariamente que as Escrituras as duplicavam. Embora promovida em alguns círculos populares, esta suposição é equivocada em vários níveis.

É verdade que alguns acadêmicos enfatizam as similaridades entre narrativas de milagres, pagãs e bíblicas. Mas nós devemos também acentuar as diferenças mais comuns (e profundas). Por exemplo, normalmente há um imenso abismo filosófico entre os antecedentes pagãos e bíblicos, para suas respectivas narrativas de milagres. A mentalidade pagã incorporou mais comumente padrões de natureza cíclica e repetitiva, marcados por ciclos sazonais. Por outro lado, a filosofia judaica da história move-se em padrões lineares, de um evento ao seguinte, culminando do grande clímax de Deus.



Além disto, estas histórias pagãs com frequência dizem respeito a pessoas que nunca viveram na história, como Hércules, da antiga mitologia grega, ao passo que Jesus e outros realizadores bíblicos de milagres viveram, indubitavelmente. Os estudiosos observam que estas histórias pagãs nunca foram influentes na Palestina, onde prevalecia uma mentalidade muito diferente.

Surpreendentemente, nenhuma história de milagres do mundo antigo é sequer candidata a servir de inspiração para os milagres de Jesus. Poucas destas histórias são anteriores ao Novo Testamento e se aproximam dos milagres de Jesus. Assim sendo, é difícil provar uma correspondência.

A respeito da ressurreição de Jesus, a inadequação desta solução proposta fica ainda mais aparente. Os textos afirmam claramente que heróis pagãos proeminentes foram ressuscitados depois das narrativas do Novo Testamente. Os estudiosos sabem que alguns ensinamentos antigos foram copiados do cristianismo, e a ressurreição de Jesus pode ser um exemplo de algo que foi copiado!

Assim, há muitas razões por que as narrativas do Novo testamento não derivaram de textos pagãos. A resposta mais crucial, declarada de maneira clara, é que nós temos muitas razões para crer que Jesus realmente realizou milagres durante o seu ministério. Na verdade, praticamente todos os estudiosos e críticos contemporâneos concordam que Jesus realizou muitos atos que poderiam ser chamados de "milagres" ou "expulsão de demônios".

Acima de tudo, existe uma incrível quantidade de evidência que declara que Jesus realmente ressuscitou dos mortos. por exemplo, nós temos confiáveis narrativas de vários autores a respeito de muitos que pensaram que tinham visto o Jesus ressuscitado. A testemunha mais crucial é Paulo, uma testemunha ocular que forneceu um dos primeiros testemunhos. Assim sendo, não devemos deixar de perceber que inúmeras testemunhas dignas de crédito (incluindo os anteriormente céticos, Paulo e Tiago) estavam proclamando a sua convicção pela qual estavam dispostos a morrer. Longe de estar inspirados por fábulas ilusórias, muitos morreram pela sua crença honesta de que eles realmente tinham visto o Jesus ressuscitado. As estórias pagãs não explicam esta convicção.

Gary R. Habermas

Fonte: Bíblia de Estudo Defesa da Fé - CPAD - Pág. 1504

Nenhum comentário:

Postar um comentário