quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Como a morte de Jesus pode trazer o Perdão?

   Ocasionalmente, ouvem-se estórias sobre alguém que é sentenciado por um crime, quando, de repente, outra pessoa levanta-se e diz: "Eu receberei a punição no lugar dele". Muitas dessas estórias não são baseadas em fatos. Mas o Novo Testamento ensina que Jesus, na sua morte, tomou sobre si a punição pelo nosso pecado.



   As escrituras ensinam que toda humanidade está manchada e corrompida pelo pecado, tanto por causa do pecado de nosso antepassado, Adão (Rm 5.12-21), como porque nós mesmos somos todos pecadores (Ef. 2.1-3). Deus, como o justo Juiz, não pode ignorar o pecado, e não o fará, uma vez que o pecado viola a sua natureza e traz destruição para o mundo perfeito que Ele criou. Deus seria injusto se simplesmente dissesse: "Oh! Bem, são apenas meninos". Em vez disto, o pecado deve ser punido, e uma vez que todos nós infringimos a lei de Deus, nós merecemos a plena punição. Contudo, surpreendetemente, Jesus veio para tomar a nossa punição sobre si mesmo. O Novo Testamento nos fala que a morte de Jesus propiciou o perdão, pelo menos de três maneiras. Em primeiro lugar, a morte de Jesus foi um sacrifício pelos nossos pecados. Cristo cumpre o sistema de sacrifícios do Antigo Testamento, sendo ao mesmo tempo, sumo sacerdote e sacrifício (Hb 5-10). No dia da expiação, animais eram mortos diante do altar e o sangue era espargido sobre o propiciatório no Lugar Santíssimo. Debaixo do propiciatório, havia tábuas de pedra em que haviam sido escritos os Dez Mandamentos. Olhando do céu para baixo, Deus podia ver a lei, mas quando o sangue de sacrifício era espargido, a lei - como lembrete do pecado do povo - era coberta. Sem derramamento de sangue não há perdão de pecados (Hb 9.22).

   Em segundo lugar, o Novo Testamento fala sobre a morte de Cristo como uma "propiciação" pelos nossos pecados (Rm 3.21-26). Esta palavra, hilasmo, tem o significado de "uma oferta que satisfaz a ira de Deus pelo pecado", todavia, notavelmente, o próprio Deus fornece esta oferta. Quando Jesus morreu na cruz, clamou: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mt 27.46).

   O Pai estava derramando a sua ira porque "Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Co 5.21).

   Em terceiro lugar, e relacionado aos dois aspectos já mencionados, a Bíblia fala sobre a morte de Cristo como uma substituição. Jesus não veio para ser servido, mas para servir e "dar a sua vida em resgate de muitos" (Mc 10.45). Jesus "se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau" (Gl 1.4). As predições de Isaías sobre um Servo Sofredor que viria são cumpridas na morte de Jesus, que "foi ferido pelas nossas transgressões e moídos pelas nossas iniquidades [...] o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos" (Is 53.5,6). Ele morreu em nosso lugar.

   Pela fé, e somente pela fé, nós recebemos o perdão que Cristo propicia pela sua morte humilhante e dolorosa. O resultado? A vida eterna (Ef 2.3-10).

Fonte: Bíblia de Estudo Defesa da Fé - CPAD - Pág. 1978


Nenhum comentário:

Postar um comentário