segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Felicidade X Sofrimento






   O principal propósito da vida não é a felicidade, mas sim o conhecimento de Deus. Uma das razões pelas quais o sofrimento perece tão difícil de entender é porque as pessoas naturalmente tendem a assumir que, se Deus existe, então seu propósito para o ser humano é ser feliz neste mundo. Segundo essa ideia, o papel de Deus é fornecer um ambiente confortável para seus animaizinhos de estimação, os seres humanos.


   Porém, de uma perspectiva cristã, isso é falso. Não somos animaizinhos de estimação de Deus, e o objetivo da vida humana não é a felicidade por si só, mas sim o conhecimento de Deus - o que, no final, trará a plena e duradoura realização humana. Muito do sofrimento deste mundo pode parecer totalmente sem sentido em relação ao objetivo de produzir a felicidade humana, mas pode não ser sem sentido em relação a trazer um conhecimento mais profundo de Deus.


   O sofrimento humano inocente proporciona uma ocasião para uma dependência e uma confiança mais profundas em Deus, seja da parte de quem sofre ou daqueles que o cercam. É evidente que se o propósito de Deus é alcançado através do nosso sofrimento é algo que vai depender da nossa resposta ao sofrimento. Reagimos com  raiva e amargura em relação a Deus, ou nos voltamos para Deus com fé, em busca de forças para suportar o sofrimento?

   Pelo fato de o objetivo supremo de Deus para a humanidade ser o conhecimento dele mesmo - a única coisa que pode trazer às pessoas a felicidade eterna -, a história não pode ser vista em sua verdadeira perspectiva se estiver separada do reino de Deus. O propósito da história da humanidade é o reino de Deus. O desejo de Deus é atrair livremente para seu reino eterno tantas pessoas quanto ele puder. Pode muito bem ser que o sofrimento seja parte dos meios que Deus usa para atrair livremente pessoas para seu reino.


Fonte: Em Guarda - Willian Lane Craig - pags. 180, 181. Editora Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário