segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pronto para a surpresa?


O coração da Humanidade


Nossos corações parecem tão distantes do dEle. Ele é puro; somos gananciosos. Ele é pacificador; somos contenciosos. Ele tem um propósito; nós somos distraídos. Ele é agradável; somos irritantes. Ele é espiritual; somos materialistas. A distância entre nossos corações e o dEle parece imensa. Como podemos anelar ter o coração de Jesus?



Pronto para a surpresa? Você já tem. Você já possui o coração de Cristo. Por que está me olhando dessa forma? Eu mentiria para você? Se alguém está em Cristo, já possui o coração de Cristo. Uma das maiores, porém desapercebidas, promessas de Cristo é esta: se você entrega sua vida a Jesus, Ele entrega-se a si mesmo por você. Ele faz de seu coração a sua própria casa. Seria difícil ser mais sucinto do que Paulo: “Cristo vive em mim” (Gl 2.20).

Mesmo correndo o risco de ser repetitivo, permita-me sê-lo. Se você já entregou sua vida a Jesus, Jesus já habita em você. Ele já mudou, desfez suas malas e está pronto para transformá-lo “de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2Co 3.18). Paulo explica isso com estas palavras: “Mas por estranho que pareça, nós, cristãos, possuímos efetivamente dentro de nós uma dos próprios pensamentos e da mente de Cristo” (1Co 2.16, A Bíblia Viva).

Estranho é a palavra! Se eu tenho a mente de Cristo, por que ainda penso tão como eu? Se tenho o coração de Cristo por que ainda carrego as dificuldades de Max? Se Jesus habita em mim, por que ainda detesto os congestionamentos?

Parte da resposta é ilustrada em uma história sobre uma senhora que possuía uma pequena casa no litoral da Irlanda na virada do século. Ela era rica, porém econômica. Então as pessoas ficaram surpresas quando ela decidiu estar entre os primeiros que teriam eletricidade em sua casa.

Várias semanas após a instalação, um leitor de medição apareceu à porta. Ele perguntou se a eletricidade estava funcionando bem e ela respondeu que sim. “Estou intrigado, e gostaria que a senhora me explicasse uma coisa”, disse ele. “Seu medidor demonstra que a senhora quase não utiliza a eletricidade!”

“Certamente”, respondeu ela. “Todos os dias, quando o sol se põe, ligo minhas luzes tempo suficiente para acender meus candelabros; então eu as desligo”.

Ela possui eletricidade mas não a utiliza. Sua casa está conectada, porém permanece inalterada. Será que não cometemos o mesmo erro? Nós também – salvos, embora com o mesmo coração – estamos conectados, porém permanecemos inalterados. Confiando em Cristo para a salvação, mas resistindo à transformação. Nós ocasionalmente ligamos o interruptor, entretanto, na maior parte do tempo, optamos pelas sombras.

O que aconteceria se deixássemos as luzes ligadas? O que aconteceria se não apenas ligássemos a luz mas vivêssemos na luz? Que mudanças ocorreriam caso persistíssemos na tarefa de descansar no esplendor de Cristo?

Não duvide: Cristo possui planos ambiciosos para nós. O mesmo que salvou a sua alma anseia remodelar seu coração. Seu plano é nada  menos do que uma total transformação: “... para serem conforme a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm 8.29). “... e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Cl 3.10).

Deus está pronto a moldar-nos à semelhança do Salvador. Devemos aceitar sua oferta? Eis minha sugestão. Vamos imaginar o que significa ser simplesmente como Jesus. Vamos nos aprofundar no coração de Cristo. [...], refletindo sobre sua intimidade com o Pai, admirando seu foco central, ponderando acerca de sua paciência. Como Ele perdoou? Quando Ele orou? O que o fez tão agradável? Por que Ele não desistiu? Precisamos estar “olhando para Jesus” (Hb 12.2). Talvez, ao vê-lo, possamos perceber em que podemos nos tornar.

Max Lucado – Simplesmente Como Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário