quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

render-se


Render-se (2ª parte)
Watcman Nee

"As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus."


A TENTAÇÃO DE SATANÁS É TENTAR FAZER COM QUE NOS MOVAMOS

Você sabe o que é tentação? Uma vez um irmão disse que sempre era tentado a se irar; outro dizia que era tentado a ser obstinado; outro se queixava que era tentado continuamente por pensamentos impuros, e outro por sua língua precipitada. Assim, parece que existem mil tipos de tentação para mil tipos de pessoas. Mas na realidade só existe uma tentação no mundo. Achamos que as tentações nos conduzem ao mau gênio, ao orgulho, à avareza ou ao adultério. Mas para Satanás só existe uma tentação: a de fazer com que nos movamos. Satanás não nos induz a perder a paciência nem a ser orgulhosos, avarentos ou adúlteros. Ele nos tenta a nos mover. Se conseguir mover-nos, prevalecerá sobre nós. Não importa como nos movamos, se ele conseguir começar algo em nós para que nos movamos, já teremos fracassado. No momento em que nos movermos, é aí que ele poderá obter a vitória sobre nossa oração e leitura da Palavra. Gostaria de poder dizer-lhes isso com lágrimas. Não nos devemos mover. Tão logo nos movamos, seremos derrotados. Podemos lutar com Satanás. Podemos lutar com ele e resistir-lhe; mas, no momento em que nos movermos, ele obterá total vitória. Precisamos compreender que o segredo da vitória é permanecer firmes, e não tomar o controle. Se tentarmos manter a situação sob controle, fracassaremos. Irmãos e irmãs, essa é a coisa mais espantosa! Deus deseja colocar-nos de lado para permitir que Seu Filho vença por nós.

Gálatas 5:17 diz: "Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer". Esse versículo não diz que nos opomos aos desejos ou os desejos, a nós, mas a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Não desempenhamos aqui nenhum papel. Esses dois partidos se opõem. Que significa isso? Certa vez um irmão se lamentava porque seus únicos desejos eram o pecado e a impureza, e não podia evitar isso. Mas na realidade é a carne que luta contra o Espírito, e o Espírito que se opõe à carne. Não temos parte nessa batalha. É assim que Deus nos livra. Se nos colocamos de lado e deixamos o Espírito lutar com nossos desejos, e os desejos, com o Espírito, experimentamos libertação.

Quando fui salvo, escutei a história de uma jovenzinha que conhecia bem o significado da vitória. Na convenção de Keswick, um homem perguntou-lhe como vencia quando o diabo vinha tentá-la. Ela respondeu: "Antes, quando o diabo batia à minha porta, dizia-lhe: ´Não entre, não entre!´ Mas tudo isso terminava em derrota. Agora, quando o diabo bate à minha porta, digo: ´Senhor, abre Tu a porta por mim´. Quando o Senhor abre a porta, o diabo Lhe diz: ´Desculpe-me, porta errada´. E logo sai correndo".
Se formos tentados e
 dissermos: "Senhor, salva-me, porque mais uma vez a tentação está no meu caminho", o diabo entrará mesmo antes de abrirmos a porta. Temos de deixar que o Senhor lide totalmente com isso. Quanto mais orarmos, mais desesperados estaremos; e quanto mais repetimos a oração, mais difícil será abrir mão da questão. Um irmão disse certa vez que quando Pedro afundava na água, apenas clamou: "Senhor, salva-me!" Orar com uma pequena sentença é render-se. Se uma pessoa continua dizendo "Senhor, salva-me..." cinco ou seis vezes, já terá sido derrotada. A esse tipo de oração chamo oração do enforcado. É semelhante a alguém que continua tentando enforcar-se segunda e terceira vez depois de fracassar na primeira tentativa. Quando alguém ora várias vezes desse modo, demonstra que ainda não largou tudo. Tenta agarrar a vitória com orações; tenta vencer com as próprias forças. O resultado será invariavelmente o fracasso. Se deixar de orar tanto, talvez terá a possibilidade de vencer. Lembre-se que Satanás está tentando de tudo para que nos movamos. Desde que nos movamos, mesmo em oração, ele obterá o que quer.

Suponha que você perca a paciência sempre que o provocam. Hoje, que faria? Que faria se alguém continuasse a provocá-lo com palavras, e a provocação se tornasse cada vez pior? "Senhor, não tomarei o controle dessa situação; meu mau gênio já não é responsabilidade minha; a vitória é responsabilidade Tua. Não posso controlar meu mau gênio. Senhor, assume a responsabilidade disso". Se puder dizer isso, terá na realidade aberto mão da questão. O Senhor tomará o controle e você manifestará a paciência Dele. Poderá até dar graças e louvar ao Senhor, dizendo: "Senhor, não quero mais responsabilizar-me por isso". Mas se você pensa que não consegue suportar mais a provocação e ora: "Senhor, livra-me, porque estou a ponto de perder a paciência", quinze minutos lhe parecerão quinze horas. Embora, talvez, não venha a perder a calma exteriormente, estará fervendo por dentro. Isso não é vitória. Satanás não precisa que você perca a paciência exageradamente. Basta você se mover um pouco, e ele obterá a vitória.

Vencer significa não se mover. Vencer é não ligar para a situação e dar-lhe as costas. Se não se move, não dá a mínima para a situação e lhe dá as costas, você está entregando os pontos. A vitória nada tem a ver com você. Você já está morto; é Cristo quem vence por você. A vitória é você morrer e Cristo viver.
Recentemente em Chefoo, muitos irmãos e irmãs descobriram a experiência de vencer. Uma irmã teve um passado difícil. O esposo não era gentil e a sogra a maltratava. Ela suportava isso, mas não vencia. Depois de escutar minha pregação sobre a vida que vence, recebeu a palavra. Mas após dois dias veio a mim e perguntou como poderia abrir mão das coisas e colocar-se nas mãos do Senhor. Tentei explicar-lhe, mas ela não pôde entender. Finalmente, pedi ao Senhor que me desse um exemplo apropriado. Então, disse-lhe: "Senhora fulana de tal, alguma vez você já foi de jinriquixá[1] à casa de uma amiga?" Ela respondeu que sim. "Suponha que você chegue à casa dela e enquanto você paga o condutor, sua amiga chegue e tente pagar por você. Embora você queira pagar, sua amiga insiste e paga. Suponha que você tente devolver-lhe o dinheiro, mas ela não o aceita e torna a dá-lo a você. Você alguma vez já esteve em situação semelhante?" Ela disse que sim. Então continuei: "Suponha que sua amiga tenha pagado vinte centavos ao condutor, e ele os recebeu e foi embora. Como não queria que sua amiga pagasse, você pôs o dinheiro na mão dela. Mas quando você estava para sair, ela colocou novamente o dinheiro na sua mão. Depois de pegar e devolver várias vezes, você decide deixar o dinheiro no chão e despede-se dela. Mas depois fica pensando se ela pegou o dinheiro ou não; pensa o que aconteceria se não pegasse e que talvez outra pessoa da rua o tenha pegado. Por fim, fica pensando que o condutor ou um garoto o pegou. Portanto, você olha para trás para ver se ela o pegou. Vendo que ela ainda não o pegou, você dá as costas de novo, mas continua olhando meio desconfiada. Enquanto você continuar olhando meio desconfiada, sua amiga nunca pegará o dinheiro. Mas se você deixa o dinheiro no chão e lhe diz: ´O dinheiro vai ficar aí, pegue-o´, e sai correndo sem olhar para trás, provavelmente ela o pegará". Depois que dei esse exemplo, ela entendeu e pôde experimentar a vida que vence.

É assim que muitas pessoas entregam seus assuntos ao Senhor. Por um lado, dizem ter entregado tudo a Deus; mas por outro estão inquietas no coração e continuam olhando para trás. Enquanto vocês assumem o controle, Ele não o assumirá, mas deixará isso com vocês. Se vocês deixarem de controlar, então Ele controlará e assumirá toda a responsabilidade. Se querem continuar controlando, caberá a vocês reprimir o mau gênio e terão de fazer tudo por sua conta. Que significa render-se? Significa deixar o dinheiro no chão, virar as costas e ir embora. Significa omitir-se da situação sem se importar se um garoto, o condutor ou outra pessoa pegará o dinheiro. Deixem de se preocupar e não mais se responsabilizem por isso. Vocês só precisam dizer ao Senhor: "Senhor, entrego tudo a Ti. De agora em diante não me importa se sou bom ou mau". Se se entregarem a Deus dessa maneira, Ele pegará o que vocês Lhe tenham entregado. Tudo o que devemos fazer é entregar ao Senhor o que temos.

Primeiro temos de abandonar as coisas para que Deus as recolha. Porém, sempre esperamos que Ele as recolha antes de abrirmos mão delas. Mas Ele deseja que larguemos mão delas antes que as recolha. Eu disse ao irmão que mencionei anteriormente que se seu chefe decidisse despedi-lo no primeiro dia do mês seguinte, e que se um novo gerente fosse contratado, teria de entregar tudo a ele. Nesse período de transição, ele assumiria somente metade da responsabilidade e a outra pessoa, a outra metade. Durante essa transição, tanto o antigo como o novo gerente estão presentes. Mas no caso de Deus, ou Ele pega tudo ou nada. Ele nunca pegará metade, deixando a outra sob nossa responsabilidade. Temos de renunciar no dia trinta e um, e Deus assumirá o cargo no dia primeiro. Se tentarmos renunciar gradualmente, Deus nunca assumirá o controle.

Irmãos e irmãs, um dos nossos maiores pecados é o coração maligno de incredulidade. Tentamos controlar-nos ou reprimir-nos todos os dias. Somos os que estão controlando e reprimindo a nós mesmos. Ficamos imaginando o que aconteceria se deixássemos de nos controlar e reprimir. Quando pregamos o evangelho a um incrédulo, dizemos que não deve preocupar-se acerca de coisa alguma, pois Cristo já morreu por ele; o que precisa é apenas crer e receberá tudo. Do mesmo modo, fomos crucificados com Cristo, e Ele está vivendo em nós. Agradecemos e louvamos a Deus, pois Cristo é a Cabeça, e nós, os membros. Ele é a videira, e nós, os ramos. É nossa vida e tudo para nós. Quando somos removidos, desistimos, renunciamos e damos as costas, Cristo começa a assumir.

Se um incrédulo tenta pôr fim a si mesmo, o diabo virá e habitará nele. "Então diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, chegando, a encontra desocupada, varrida e ornamentada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos, mais malignos do que ele, e, entrando, habitam ali" (Mt 12:44-45). Para os crentes é como o caso de duas famílias sob o mesmo teto. Caso uma delas se mude, a outra poderia continuar ali. Se um homem não é salvo, não será vitorioso, mesmo que desista de todas as suas obras. Mas se é salvo, o Senhor lhe concederá plena vitória assim que ele cessar suas obras. Quando o "eu" sai, a vitória vem. Se nos mudarmos, venceremos. Abrir mão e renunciar significa desfazer-nos de nós mesmos e mudar para outro lugar. Isso é o que significa render-se incondicionalmente.

No livro A Chave de uma Vida Cristã Feliz[2] encontramos a história de um cristão que descia por um poço seco. Na beirada do poço havia uma corda, e o homem utilizou-a para descer. Mas repentinamente chegou ao fim da corda. Queria chegar até o fundo, mas não sabia a que profundidade estava. Pensou em subir de novo e sair do poço, mas já não tinha forças. A única coisa que podia fazer era agarrar-se com firmeza na corda e gritar pedindo ajuda. Mas como o poço ficava num deserto e ele estava no fundo, ninguém apareceu para ajudá-lo. Logo ficou sem voz, suas forças chegaram ao fim e não pôde agarrar-se mais à corda. Então orou: "Deus, que eu possa cair na eternidade". Depois de proferir essas palavras soltou-se e caiu; mas foi uma queda de apenas cinco centímetros. Os que pensam que cairão no abismo, quando se soltarem, descobrirão que caíram sobre a Rocha eterna, e não na eternidade. Irmãos e irmãs, soltem-se, soltem-se! A primeira condição para experimentar a vida que vence é soltar-se. De agora em diante não precisamos continuar segurando as rédeas. Isso quer dizer que a partir de hoje você vencerá. Renunciar traz vitória.

Recentemente, em Chefoo, uma irmã ouviu que havia duas condições para se experimentar a vida que vence: render-se e crer. Perguntei se ela havia conseguido. Ela tinha o costume de ir orar sempre na montanha, e respondeu: "Subi hoje à montanha e cavei outra cova para mim, e fiz outro sepultamento". Fiz-lhe essa pergunta algumas vezes e ela me respondia sempre da mesma maneira. Eu sabia que havia eliminado muitos pecados difíceis, mas ainda não estava satisfeita. Orei por ela, mas isso não teve muito efeito. Um dia pedi a Deus que me desse palavras para ajudá-la a vencer. A ocasião chegou num dia em que ela tocava um hino. Perguntei-lhe como estava, e de imediato começou a chorar. Disse-me que havia vencido muitas coisas, mas não conseguia vencer o pequeno pecado de sempre comer fora de hora. Para outros, isso poderia ser de pouca importância, mas para ela era um pequeno pecado. Quando ela disse isso, eu ri e disse-lhe: "Isso é maravilhoso. Não pode haver nada melhor". Ela falou: "Você disse que a primeira condição para receber a vida que vence é render-se, e a segunda é crer. Mas não consigo render-me nem mesmo crer". Sendo assim, disse-lhe: "Por que então não desiste de tentar render-se e crer?" Ela respondeu: "Mas você não disse que a primeira condição é render-se e depois crer? Não consigo render-me nem crer. Que devo fazer?" Disse-lhe: "Simplesmente continue não se rendendo nem crendo. Que significa render-se? É abrir mão das coisas. Abrir mão das coisas não é uma obra, mas você fez disso uma obra. Crer também não é uma obra, mas você o tornou numa obra. Se não consegue render-se nem crer, simplesmente fique como está. Não há necessidade de procurar reformar-se, nem mesmo é necessário abrir mão das coisas. Está certo que a condição para vencer é render-se e crer; mas você fez do render-se e crer uma fórmula para alcançar a vitória. Isso não funcionará. Simplesmente solte tudo por completo. Não é necessário fazer nada. Nem sequer é necessário abrir mão ou crer. Se puder pronunciar algum louvor, faça-o; se não o puder, não há necessidade de tentar. Se puder achegar-se ao Senhor, faça-o. Vá diante Dele, não importando se está viva ou morta. Isso é tudo o que necessita fazer. Isso é o que significa abrir mão". Amigos, somos muito complicados. Deus diz que não temos de fazer nada, mas ainda queremos continuar a fazer muitas coisas. Muitos irmãos e irmãs dizem ter soltado tudo, mas fizeram dessa ação uma obra. Lutam constantemente entre soltar e não soltar. E assim continuam exercendo as próprias forças. Soltar as coisas significa que a pessoa está acabada. Isso é a vitória. Depois que a irmã ouviu minhas palavras, ficou confusa por três dias. A luz foi tão forte que ficou confusa. Mas depois desses três dias conseguiu vencer. Irmãos e irmãs, há alguma coisa que não possam vencer? Essa irmã tinha somente uma coisa que não conseguia soltar, mas o Senhor lhe deu a vitória.

Fonte: Capítulo 6 do livro: A Vida que Vence
Editora: Árvore da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário