quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Render-se - II parte


 
Render-se 
Watchman Nee

"Render-se significa abrir mão, significa vencer."
Leiamos dois versículos. Em Lucas 18:27 édito: "As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus". Em 2 Coríntios 12:9 é dito: "Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo ".



DEUS DESEJA QUE O HOMEM PERCEBA SUA INCAPACIDADE

Irmãos e irmãs, Deus chegou à conclusão de que nunca conseguiremos nada. Ele já determinou que somos incapazes. Já discerniu a situação e viu que não conseguimos fazer nada. E já disse isso. A questão agora está em como reagiremos. Irmãos e irmãs, por que Deus permite que caiamos tão freqüentemente depois de salvos? Por que temos fracassado constantemente desde o dia da nossa salvação até agora?

Muitos me confessam com lágrimas que não conseguem vencer esse ou aquele pecado. Irmãos e irmãs, não pensem que não compreendo suas frustrações; sei que algum pecado os vem molestando, mas dou graças a Deus e O louvo porque vocês não conseguem superá-lo. Vocês se renderam; reconheceram a derrota; Deus lhes mostrou que não conseguem vencer. Ele não tem necessidade de mostrar-lhes muitos pecados. Basta deixá-los ver um só, e esse será suficiente para demonstrar-lhes que vocês não conseguem vencer.

Talvez uma irmã tenha vencido todo tipo de pecado, mas não consegue vencer o pecado da mentira. No instante em que abre a boca, mente. Quando fala, as mentiras lhe saem da boca. Ela reconhece que é um pecado que não consegue vencer.

Outra irmã talvez não consiga vencer o mau gênio. Ela se altera assim que é provocada. Imediatamente após alterar-se, confessa o pecado; mas logo em seguida o mau gênio volta. Cada vez que perde a paciência, sabe que tem de confessar o pecado, e após ter confessado, explode novamente. Isso a perturba muito, mas não há o que possa fazer. Continua perdendo a paciência freqüentemente.

Talvez um irmão tenha conseguido vencer muitos pecados, mas não o de fumar. Embora seja um bom irmão, não consegue vencer esse pecado.

Outra irmã talvez vença todo tipo de pecado, mas não consegue vencer o de comer sem parar e fora de hora.

Por que os cristãos têm experiências diferentes? Deus permite que essas coisas permaneçam em nós para provar-nos que nada podemos fazer. Ele sabe que nada podemos fazer, mas nós dizemos que podemos. Ele diz que somos um caso sem esperança, mas nós ainda agimos como se houvesse esperança para nós.

Precisamos ver que todas as nossas decepções e fracassos, e todas as vergonhosas derrotas são o modo de Deus provar-nos que não conseguimos. É assim que Ele nos pergunta se já percebemos que fracassamos o suficiente. É desse modo que demonstra que jamais conseguiremos vencer. Ele permite que fracassemos uma, duas, dez e até mesmo vinte vezes, para que vejamos que nada podemos fazer. Permite que constantemente fracassemos a fim de mostrar-nos nossa incapacidade. Permite que tenhamos essas experiências para que reconheçamos diante Dele que não somos capazes. O primeiro passo em direção à libertação é reconhecer que nada podemos fazer. Para ser salva, uma pessoa deve primeiro reconhecer sua incapacidade. Da mesma maneira, para vencer, também precisa reconhecer sua incapacidade. Uma vez que cheguemos a esse ponto, Deus poderá começar a trabalhar. Infelizmente o jovem rico que se aproximou de Jesus retirou-se desiludido! É uma lástima ele ter ido embora entristecido, apesar de ter visto a própria incapacidade!

Por que Deus deu a lei ao homem? Não precisamos examinar todas as leis que Deus nos deu nesses quatro mil anos. Necessitamos atentar apenas aos dez mandamentos que Ele deu aos israelitas no monte Sinai. Qual foi o propósito deles? Deus os deu aos israelitas não para que os guardassem, mas para que os quebrassem. Que significa isso? Deus sabe que o homem não pode guardar a lei e também sabe que todos somos pecadores. No entanto, o homem se nega a aceitar o juízo de Deus. Somente quando fracassa, depois de tentar cumprir a lei, é que uma pessoa reconhece que é pecadora. O livro de Romanos nos diz que Deus deu a lei ao homem para que este a quebrasse, e não para que a guardasse. Quando o homem, então, compreende que não consegue guardar a lei, aí é que é subjugado e se humilha. Deus despendeu quatro mil anos para ajudar o homem a ver que não pode fazer nada. Depois enviou Cristo para que o homem O recebesse e fosse salvo por Ele.

Nos últimos dois mil anos muitos pecadores foram salvos. Fomos salvos apesar de pecadores. Pela lógica, isso deveria ser suficiente para humilhar-nos; mas não sei se melhorou em alguma coisa seu mau gênio ou orgulho. É possível que tenha havido algo que chamemos de melhora, mas na verdade é repressão. Antes seu mau humor se manifestava externamente; agora fica reprimido. Antes, nosso orgulho se manifestava externamente; agora o reprimimos. Mas quando a repressão chega a certo nível não podemos reprimir-nos mais, e tudo ficará fora de controle. Deus nos mostra que não podemos fazer nada. Ele nos diz que ninguém pode pôr fim a seus pecados. Enquanto houver alguma coisa que o homem não possa fazer, sua incapacidade será manifestada.

Irmãos e irmãs, somos inúteis. Para receber libertação da parte de Deus, a primeira coisa é reconhecer que nada podemos fazer e não tentar nada. Temos de dizer a Deus: "Deus, rendo-me a Ti. Estou acabado. Não mais lutarei". Isso é o que significa render-se. Irmãos e irmãs, a primeira condição para a libertação é dizer: "Não posso fazer nada. Não tentarei lutar mais, nem continuarei esforçando-me. Antes tinha tentado deixar um pouco meu orgulho, mas agora, Senhor, não tenho intenção de mudar-me. Anteriormente procurei mudar um pouco meu mau gênio, mas, Senhor, desistirei de tentar. Pensei ter corrigido minha língua, mas agora não continuarei tentando. Não posso fazer nada. Não tentarei mudar-me. Dou-me por vencido".


Nenhum comentário:

Postar um comentário