sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

o poder se aperfeiçoa na fraqueza...


Render-se (2ª parte)
Watcman Nee 

"As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus." 


A TENTAÇÃO DE SATANÁS É TENTAR FAZER COM QUE NOS MOVAMOS


NOSSA FRAQUEZA É NOSSA GLÓRIA

Em 2 Coríntios 12:9 diz-se: "Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo". Isso nos mostra que não só devemos considerar-nos frágeis, impotentes e incapazes, mas também regozijar-nos na fraqueza, impotência e incapacidade. Por acaso, esse versículo diz que devemos lamentar-nos pelas fraquezas? Não. Diz que devemos regozijar-nos por elas e que além disso devemos gloriar-nos nelas. Que significa gloriar-nos nas fraquezas? Todo o mundo se lamenta de suas fraquezas, mas os vencedores se gloriam nelas porque têm fé.

Irmãos e irmãs, vocês pensam que têm problemas? Acham que têm fracassos? Precisam ver que os problemas e fracassos são uma bênção, cuja finalidade é ajudá-los a vencer.

Uma vez conheci em Chefoo um médico que fora salvo havia três ou quatro anos. Havia servido no exército por mais de dez anos. Tinha o porte de um soldado; era direto e franco. Não havia dúvidas que era salvo. No entanto, tinha o hábito de fumar, que não era um problema enquanto esteve na Manchúria, mas ao vir a Chefoo as coisas ficaram difíceis para ele. Havia entre setenta e oitenta pessoas na igreja, e Chefoo era um povoado pequeno. O único lugar onde podia fumar era em casa, mas nem ali podia fazê-lo abertamente, porque a esposa também era irmã. No hospital onde trabalhava, algumas das enfermeiras também eram irmãs. Por um lado, desejava fumar; por outro, sentia-se envergonhado. Quando escutava alguém chegar, apressava-se em apagar o cigarro. Se fumava na rua, tinha de primeiro olhar à sua volta para ver se havia rostos familiares. Não conseguia parar de fumar, e ainda assim era-lhe doloroso continuar fumando. Não sabia mais o que fazer. Depois de uma das reuniões em que falei, ele veio a mim e marcou um encontro para ver-me às nove da manhã do dia seguinte. Disse-me que tinha coisas muito importantes para dizer-me. Na manhã seguinte, veio e me contou toda a sua história. Disse-me que fumava há mais de dez anos, e que não conseguia deixar o cigarro. Que deveria fazer? Quanto mais ele falava, mais eu olhava para o teto e ria. Ele disse: "Senhor Nee, esse é um assunto muito sério". Disse-lhe que sabia que se tratava de algo sério. Disse-me que não podia fazer nada a respeito. Disse-lhe: "É maravilhoso que não possa fazer nada a respeito. Nada é melhor que não poder fazer nada". Perguntou-me por quê, e eu lhe respondi: "Alegro-me porque somente o Senhor pode resolver esse assunto. Nem você nem eu podemos fazer nada quanto a isso. Sua esposa não pode fazer nada, nem mesmo os irmãos. Com um paciente tão ideal, o Senhor Jesus terá um bom trabalho para fazer em Sua clínica". Disse-me não ter podido fazer nada durante mais de dez anos e isso não era um assunto trivial. Concordei, mas disse-lhe: "Pode ser difícil para você, mas não há nada difícil para o Senhor. Ele pode mudar a situação num piscar de olhos".

Continuei: "Doutor Shi, o senhor é um bom médico, e eu tenho boa saúde. Portanto, nem o senhor precisa de mim, nem eu do senhor. Se o senhor quiser mostrar suas habilidades em mim, primeiro tenho de estar doente; e não apenas de doença comum, mas de enfermidade grave. Quanto mais grave a minha condição, melhor o senhor poderá mostrar sua habilidade. Hoje o Senhor Jesus está aqui. Ele pode curar o que o senhor, doutor Shi, não pode". Perguntou-me o que eu queria dizer com isso, e então citei 2 Coríntios 12:9: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo". Era bom que ele desejasse deixar de fumar, e era maravilhoso que não conseguisse. Mesmo assim, ele não conseguia entender as palavras de 2 Coríntios 12:9. Era maravilhoso que não conseguisse deixar de fumar. Não seria tão maravilhoso se ele não fumasse, porque 2 Coríntios diz que o poder de Cristo somente se aperfeiçoa na fraqueza do homem. Disse-lhe: "Para você fumar é mau. Mas para Deus sua impotência quanto a deixar de fumar é algo maravilhoso". Ele ficou confuso e me olhou firmemente. Disse-lhe: "Nunca pense que o seu hábito de fumar é lamentável ou infeliz. Você tem de dizer ao Senhor: ´Agradeço-Te e louvo porque fumo. Graças Te dou e Te louvo porque não consigo deixar de fumar. Mas Te agradeço e louvo porque Tu podes fazer com que eu deixe de fumar e ajudar-me a deixar´". Ele perguntou com incredulidade: "Deus pode realmente fazer isso?" Respondi-lhe: "É claro que pode". Então oramos juntos. Primeiro eu orei, depois ele. Tinha fé, e sua oração tinha o tom de um típico soldado. Falou de maneira sincera: "Deus, agradeço-Te e louvo porque eu fumo. Senhor, agradeço-Te e louvo porque não consigo deixar de fumar. Senhor, agradeço-Te e louvo porque podes deixar de fumar por mim". Depois de orar e ainda com lágrimas nos olhos, colocou o chapéu e aprontou-se para sair. 

Perguntei-lhe: "Doutor Shi, o senhor continuará fumando?" Ele respondeu: "Eu, Tsai-lin Shi, não consigo deixar de fumar; mas Deus, sim, pode deixar por mim". Nesse momento soube que ele não teria problemas. A noite fiquei preocupado com ele, e perguntei aos que estavam no hospital como ele estava. Fiquei sabendo que tudo estava bem. Na manhã seguinte, perguntei de novo e a resposta foi a mesma. Estava tudo bem. Quando encontrei-me com ele à tarde, disse-me que havia falado com a esposa. Ela se havia queixado por mais de dez anos do seu hábito de fumar, e ainda assim ele nunca tinha conseguido vencer esse vício. Depois de falar com Deus, seu hábito de fumar desapareceu em menos de meia hora. Ele disse: "Não fumei ontem, e hoje também não". Quando ele ia embora, perguntei-lhe de novo: "Doutor Shi, o senhor pensa que pode deixar de fumar?" Ele respondeu que não. Perguntei-lhe: "Então, que fará?" Disse-me: "O Senhor deixará de fumar por mim". Ao escutar suas palavras, fui embora tranqüilo. Irmãos e irmãs, não pensem que podem mudar. Em cinco anos vocês continuarão a perder a paciência. A vitória é Cristo viver por vocês. Vocês podem declarar: "Agradeço-Te e louvo, Senhor, porque não consigo, mas Cristo, sim". Desejaria dizer isso a todo o mundo. Não tenho medo do mau gênio; não me amedronta uma personalidade forte; tampouco temo o orgulho exagerado. Só temo os que não vêem a própria incapacidade, e não vêem que Cristo é capaz.

É bom que vocês louvem a Deus por suas vitórias; mas também devem louvá-Lo por suas fraquezas. Suas fraquezas têm a função principal de manifestar o poder de Cristo. Dou graças a Deus porque Watchman Nee é totalmente corrupto. Dou graças a Cristo porque Seu poder pode mais uma vez ser aperfeiçoado em mim. Digo ao Senhor que não há nada de bom em mim e que não tenho justiça, nem santidade, nem paciência, nem calma. Dou graças ao Senhor e O louvo porque não tenho nenhuma dessas coisas e tampouco me esforço por tê-las. "Oh! Senhor, a partir de agora entrego tudo a Ti. De agora em diante é Teu Filho quem vencerá por mim". Se fizerem isso, imediatamente vencerão.
Vocês podem vencer em menos de um minuto; ou mesmo, em menos de um segundo.


IMPOSSÍVEL PARA O HOMEM, MAS POSSÍVEL PARA DEUS

Lucas 18 nos mostra um jovem rico que não pode vencer; enquanto Lucas 19 nos mostra Zaqueu, que conseguiu a vitória. "Senhor, eis que dou aos pobres a metade dos meus bens; e, se alguma cousa tomei a alguém mediante falsa denúncia, restituo-a quatro vezes mais" (v. 8). Ele obteve a vitória naquele instante. Zaqueu conseguiu fazer o que o jovem rico não pôde. Lucas 18 nos mostra que para o homem é impossível, e Lucas 19, que para Deus tudo é possível. O homem idoso de Lucas 19 pôde fazer o que o jovem de Lucas 18 não pôde. Em Lucas 18 o jovem não pôde fazer o que o Senhor lhe disse que fizesse. Em Lucas 19 o Senhor não teve de dizer muito ao homem de idade e, mesmo assim, ele creu. O jovem rico não conseguiu nada, porque não creu em Deus. O homem idoso e toda a sua casa eram filhos de Abraão; tinham fé, e a salvação chegou àquela casa. Isso foi obra de Deus.

Irmãos e irmãs, temos de agradecer e louvar ao Senhor porque não conseguimos amar, nem perseverar, nem humilhar-nos ou ser mansos. Mas não há um só versículo na Bíblia, nem uma só palavra de Deus que diga que devamos viver ou fazer as coisas de acordo com a nossa capacidade. Deus sempre nos pede que façamos o que não conseguimos fazer e que levemos uma vida que não conseguimos viver. Cada manhã, ao despertar, dou graças a Deus porque é um dia a mais que Ele tem para realizar Seus milagres. À noite volto a dar-Lhe graças e louvá-Lo pelos milagres que fez naquele dia. Hoje, Deus me está capacitando a suportar o que não posso; a amar o que não posso; a fazer o que não consigo, e a agir da forma que não consigo. Devemos dar-Lhe graças e louvá-Lo! Todos os dias podemos experimentar as palavras: "As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus".


[1] Carrinho de duas rodas por homem, de uso no Oriente
[2] Título originai inglês: The Christian´s Secret of a Happy Life. (N.T.)

Fonte: Capítulo 6 do livro: A Vida que Vence
Editora: Árvore da Vida




Nenhum comentário:

Postar um comentário