quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Somente para quem tem fraquezas a vencer.



Se você se inclui na lista daqueles que tem fraquezas não desanime. Deus está trabalhando em você. Ele não terminou o trabalho ainda. Mais importante do que não ter fraqueza alguma é estar crescendo e sendo trabalhado por Deus. Se você se concentrar em suas fraquezas, pecados e erros você ficará desanimado, sentindo-se culpado e condenado por Deus. Não! Faça diferente hoje. Concentre-se no fato de que em Cristo você já é aprovado e justificado por Deus. É isto que significa vestir a couraça da justiça. Se revestir pela fé do fato de que Deus já justificou e aprovou você. Nada pode mudar este fato que foi consumado na Cruz. Somente quando você vê a si mesmo pela fé como aprovado, perdoado e justificado em Cristo e faz deste status a sua identidade é que você poderá, também pela fé, viver a altura de tal identidade. No mundo você primeiro trabalha e depois descansa. No evangelho só quem descansa na Graça que concede o selo da aprovação de Deus é capaz de trabalhar vivendo para Deus. Dois extremos devem ser evitados quando se fala de fraquezas. O primeiro é ter uma atitude negligente e acomodada de quem não quer crescer. "Meu temperamento é explosivo, não há nada que eu possa fazer. Vou ser sempre assim." A outra é viver em constante estado de culpa e condenação. Não! Você precisa ter uma atitude diferente.


Não pense que você precisa viver em estado de condenação enquanto Deus está trabalhando e mudando você. Falou o que não devia? Peça perdão a Deus, aceite o perdão e siga em frente. A vida é curta demais para ficar se lamentando por dias, meses ou anos cada vez que se comete um erro. A Bíblia diz que não há mais nenhuma condenação para quem está em Cristo Jesus (Rom 8:1). Se Deus não condena você, por que ficar se condenando numa tentativa carnal de se punir pelo erro cometido. O preço já foi pago na Cruz. Está consumado. Deus sabia o tempo todo que teríamos fraquezas. É nas nossas fraquezas que o poder de Deus se aperfeiçoa. Se você não tivesse fraquezas nem precisaria de Deus. Por favor não use tal liberdade para dar ocasião à carne permanecendo como está. Muitos podem assim fazer. Mas por outro lado muitas vezes nos condenamos tanto nos concentrando nos nossos pontos fracos que o Inimigo nem precisa se dar ao trabalho de nos acusar. Pare com isso hoje! Você é filho ou filha do Deus Altíssimo. Deus vê você como filho aprovado. Uma jovem me disse recentemente: "Paulo, Deus deve estar cansado de mim, cometí o mesmo erro de novo. Você não acha que Ele se cansa de me ouvir tantas vezes pedir perdão pela mesma coisa?" Eu disse: "Não! Para Ele é como se fosse a primeira vez. As outras vezes Ele não somente perdoou mas também esqueceu, Ele nem ao menos se lembra mais." E você? Porque não para de remoer o que Deus já esqueceu? "Paulo - você diz - Cuidado! Você está exagerando a Graça de Deus!!!" Não meu amigo! Isso seria impossível. Quem me dera poder expressar pelo menos um pequeno fragmento da Infinita Graça do Pai. "Paulo, você falando assim está dando permissão para as pessoas pecarem!!!" Meu amigo, minha experiência pastoral me diz que quem deseja pecar não precisa de permissão. Quem quer peca e pronto! Nem todo o rigor da Lei de Moisés conseguiu mudar o coração do ser humano. Mas há algo no meu coração, a Graça do Pai, que me permite fazer o que eu quiser mas antes mudou o meu querer. O meu querer é viver uma vida que agrade a Deus! Só quem nunca experimentou esta Graça é que precisa de normas e regulamentos. Precisa o controle e rigor da igreja, precisa o pastor-detetive vigiando para se manter na linha. Chega de religião externa. Venha para o Evangelho que lhe dá liberdade de fazer o que quiser mas antes muda o seu querer. Este é o único caminho para superar as fraquezas de dentro para fora.


Paulo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário