sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Como funciona...


Gênesis 3

1 - Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. 
2 - E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
3 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.



   A maioria dos líderes já descobriu que há três maneiras de lidar com erros: 1) o jeito mais fácil - aprender com o erro dos outros; 20 o jeito difícil - aprender com os próprios erros; 30 o jeito trágico - não aprender com nenhum dos dois. Gênesis 3.1-6 dá-nos a oportunidade de aprender da forma mai9s fácil. O texto contém informações inestimáveis acerca do método que Satanás utilizou para quebrar a relação de dependência de Adão e Eva para com deus. A observação cuidadosa da situação nos ajudará a evitar o erro trágico do casal de abdicar da dependência para com deus.

   Note (v.1) que eles não estavam enfrentando um adversário fácil. Jamais subestime o poder daquele que deseja que você dependa de tudo menos de Deus. Satanás lançou a semente da dúvida sobre o significado da instrução de Deus ("Foi isto mesmo que Deus disse [...]?" (v.1)). Ao "teologizar" ou filosofar, tentava fugir da declaração evidente de Deus e de sua intenção.


   Em seguida, ele distorceu de fato a afirmação de deus ("Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim" [v.1]). Não foi isso que Deus disse. Embora a firmação de Satanás estivesse próxima das palavras de Deus (v. Gn 2.16,17), uma alteração minúscula na setença imprimiu à frase o significado oposto.


   Então Satanás deu o bote mortal. Contradizendo frontalmente a declaração de Deus (cp 3.4 com 2.17), insinuou que o criador estava escondendo algo bom e essencial de suas criaturas (3.5). Como depender de um deus desses?

   Observe que Satanás pôde então retrair-se, pois o instinto humano fora despertado. Gênesis 3.6 relaciona três coisas boas sobre o fruto. Era "... agradável ao paladar...", "...atraente aos olhos..." e "... desejável para [...] se obter discernimento...". Não há nada de errado com isso, correto? Mas leia 1Joaão 2.16. A questão é que não havia nada de errado com o fruto em si, mas le era o caminho errado para o destino certo.

   João declara - e Adão e Eva são exemplos disso para nós - que a dependência de deus não é meramente um caminho para o sucesso. Há outros caminhos para alcançar muito do que Deus oferece. Mas somente o tolo define como sucesso o "fim" correto alcançado por um caminho "errado".. Todos os dias, Satanás sopra em nosso ouvido a idéia de que não precisamos depender de deus. Você dará ouvidos a ele? A escolha é sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário