segunda-feira, 18 de julho de 2011

O caminho da paternidade




O caminho da paternidade


Está muito claro o que satanás tem feito com a juventude mundial, ele está disseminando um estilo de vida em que os filhos estão cada vez mais se distanciando dos pais.
Esse comportamento destrutivo tem se infiltrado dentro das igrejas cristãs e levado milhares de jovens a morte espiritual, por não se importarem com a formação da consciência paterna em nós.
A primeira coisa a se observar nesse processo de perda paternal é o que perdemos quando rejeitamos a condição de filhos no reino de Deus. Quando perdemos essa condição inevitavelmente perdemos três coisas:
1.     Identidade
2.    Relacionamento
3.    Herança

Perda de identidade: Perder a identidade não implica apenas em um estilo de vida; a perda da identidade vai muito além, perder a identidade fala de ter uma alma vazia e pronta para qualquer semente ser lançada, seja boa ou má.
Perder a identidade fala sobre perder o direito que esta me proporciona. Perda de identidade fala sobre perder o amor do pai. Está escrito que Deus corrige o filho a quem ama. Quem não tem identidade não tem correção, e poderá ficar enganado até a vinda de Cristo.

Perda dos relacionamentos: Se eu desprezo a paternidade logo não tenho irmãos, e essa falta de irmãos implica na ausência relacionamentos.
Deus deixou muito claro em sua palavra sobre a necessidade de sermos dois e a importância de termos alguém nos aperfeiçoando em todo o tempo. Ec 4.9.
O salmos 18.1 diz que todos os que andam sozinhos tendem a buscar seu próprio interesse e inevitavelmente vão surgir contra a verdadeira sabedoria. Veja que a verdadeira sabedoria segunda a palavra é: pura, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento, Tg 3.17; agora fica claro que todos que rejeitam a paternidade na verdade rejeitam autoridade e quando rejeitamos autoridade, rejeitamos o próprio Deus e sua sabedoria; e se rejeitamos sua sabedoria então estamos rejeitando todos aqueles atributos que citamos acima, inclusive o ser tratável. Quando não somos tratáveis então o poder de Deus não pode ser aperfeiçoado em nós, logo não conseguiremos ser guiados pelo Espírito de Deus.

Perda da herança: Nesse ponto o primeiro entendimento que preciso ter é: existe uma diferença entre galardão e herança.
Estamos vivendo um tempo onde as pessoas não estão preocupadas com a possibilidade de perder sua herança, em detrimento ao galardão. Falando abertamente sobre essa diferença o galardão eu posso perder, mas minha herança não.
Segundo a palavra, galardão é tudo o que eu ganho durante minha caminhada na fé cristã; o galardão é o resultado de minhas ações dentro de minha consciência cristã. Porém um dia, todas essas obras serão provadas pelo fogo e esse é o maior problema; e se as nossas obras forem reprovadas?
Vejamos o que está escrito em Mt 7.21-23: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos, naquele dia hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos muitos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?  Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartei-vos de mim os que praticam a iniquidade”.
Estas pessoas estavam pelas suas obras produzindo galardão no reino e o mais preocupante é o fato de eles não terem entrado no reino dos céus, mesmo depois de produzirem frutos dignos de galardão. Por outro lado, quando buscamos nossa herança, dificilmente a perderemos pois na maioria das vezes que encontramos na Bíblia sobre herança, a condição está diretamente relacionada a expressão “o vencedor”.
Se para herdar temos que ser vencedores, isso implica em completar a carreira, ninguém consegue vencer sem chegar até o final, por isso digo que a perda da herança é um fator preocupante; se não nos preocupamos com a consciência paternal então essa herança não nos será confiada.

Busque com todas as suas forças essa herança, convertendo seu coração ao Pai” .

Pr. Hebinho – MCM Povos – Extraído da revista Geração de Davi – setembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário