quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cuide do Seu Coração




Cuide do seu Coração


1 Samuel 16...

Foi a gota d’água. Saul já não podia continuar reinando sobre Israel. Deus o rejeitou. Precisava de um novo rei. Alguém segundo o seu coração. Encontrou um dos filhos de Jessé, o belemita, a quem Samuel, o profeta, faria uma visita especial. Estaria entre seus oito filhos o novo monarca para a nação?

Samuel ficou encantado com o mais velho. Era alto, formoso e de postura adequada. “Certamente está perante o Senhor o seu ungido” – pensou. Mas o Senhor lhe advertiu: “Não atentes para a sua aparência. Deus não vê como o homem vê. Este vê o exterior; eu, o coração”. Com estas palavras, estabeleceu um dos mais importantes princípios da verdadeira espiritualidade: Deus conhece o coração!

Os critérios de avaliação que Deus usa são interiores, não exteriores. Seu olhar atento ao que passa no íntimo é um convite à pureza de intenções. Diz que devemos preferir a ética à estética; investir em valores morais, emocionais e espirituais.

Qual a importância de uma bela roupa, quando há rancor e amargura? Qual a beleza de um rosto, quando há tristeza e desânimo na alma?

Jesus reforçou o princípio da interioridade quando ensinou aos seus discípulos que tanto o pecado como a santidade nascem do coração. Sendo Deus, conhecia a verdade sobre os que dele se aproximavam. Sondava-lhes os pensamentos e via-lhes por trás das aparências. Percebia suas motivações. E não pouca desafiou os religiosos da época, a quem chamou de sepulcros caiados. Dele foi profetizado que “não tinha aparência, nem formosura”, mas “vimos sua glória, como do unigênito do Pai”.

Davi nem presente estava quando seus irmãos desfilaram para Samuel. Não estava aparente. Mas era conhecido do Senhor. Sua história estava apenas começando: a história de um homem segundo o coração de Deus. História de todos quantos preferem cuidar do coração a zelar pelas aparências. Quer participar?

Pastor Marcelo Gomes – Texto extraído da revista Geração de Davi – Nov/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário