quarta-feira, 18 de maio de 2011

Reflexões de um blogueiro – obediência


  
Ano passado, durante uma conversa com um colega, na qual debatíamos vários assuntos ligados à vontade de Deus, acabamos por enveredar no tópico “obediência”. Neste tópico meu colega posicionou-se de maneira no mínimo curiosa, dizendo que só “temos que fazer aquilo que realmente estivermos com vontade de fazer, caso contrário Deus não aceitaria”. Então argumentei que a obediência aos princípios pouco tem a ver com nossa vontade, mas muito a ver com o fazer o que é necessário, até pelo princípio da palavra obedecer (significado: verbo transitivo - Submeter-se à vontade de outrem, na execução de um ato; Deixar-se conduzir). Então ele retrucou, com certa amargura, dizendo: “desde criança fui obrigado por meus pais a fazer o que a igreja dizia que era certo, hoje só faço o que meu coração manda”. Um exemplo claro de como um ensinamento errado em nossa infância pode afetar toda nossa vida; um ensino voltado para a religiosidade, quando deveria ser direcionado para a intimidade com Deus.

“Educa a criança no caminho que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” – Provérbios 22.6

Por outro lado o egoísmo, o medo de sair da zona de conforto, a comodidade do caminho fácil nos levam a “crer” somente naquilo que interessa, nas distorções da palavra que de alguma maneira possam nos proporcionar bem estar, uma consciência tranquila (mesmo que superficialmente), uma fuga dos princípios aos quais nós “não queremos” crer. Sair da “zona de conforto” é sempre dolorido, porém necessário, pois ninguém cresce sem passar por dores emocionais, sem enfrentar seus medos e traumas, entregando sua vida nas mãos curadoras do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” Provérbios 3.5,6

É muito cômodo nos escondermos em parciais do evangelho, que supram necessidades emocionais, em alguns casos até morais... sim, é mais fácil nos adequarmos ao mundo do que mudarmos. Mas isto não passa de mera ilusão... e, com certeza, não o conduzirá a Deus!

“Se você crê somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas sim em si mesmo”. Agostinho


Inté+
     jairtomaz@olheparaacruz.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário