sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Honrando ao Senhor com nossos bens




“Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; assim se encherão de fartura os teus celeiros, e transbordarão de mosto os teus lagares.” (Pv 3.9-10)

Temos aqui uma promessa de Deus... que tem o seu “sim” e seu “amém” (2Co 1.21). Este texto fala de Deus enchendo seu povo com a sua provisão.

Não temos celeiros e lagares hoje de forma literal como os judeus daquela época, mas devemos entender que Deus está se referindo à provisão abundante. É da vontade de Deus suprir os seus filhos materialmente. Há diversas promessas na Bíblia que se referem a isto (Sl 23.1; Fl 4.19).

Contudo, isto não se dá de forma automática. Esta promessa é condicional, ou seja, não se cumpre por si só, depende de cada um de nós para que possa ser concretizada. O texto pode ser divido em duas partes: aquilo que nós temos que fazer; e o que Deus fará depois que fizermos a nossa parte.

Esta promessa divina é sobre provisão e prosperidade (não entenda como riqueza), e revela a vontade do próprio Deus para seus filhos. Contudo, muitos crentes sinceros não a tem experimentado. Acredito que isto tem se dado justamente porque há uma dimensão de entendimento por trás desta promessa que ainda não tem sido penetrada pela maioria dos crentes.

Temos ouvido muito sobre as bênçãos do dar, e acredito nesta doutrina porque é bíblica. Mas a Palavra de Deus não nos ensina somente a dar, mas também a forma certa de fazê-lo! Creio que este texto nos revela mais sobre a atitude que devemos ter, do que a dádiva em si.

Veja bem: quando afirmamos que Deus responde as orações, estamos afirmando algo bíblico e verdadeiro. Mas a Escritura Sagrada não nos ensina apenas a orar, mas revela também que há uma forma correta de se fazer isto. Percebemos este princípio na epístola de Tiago, onde lemos: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal...” (Tg 4.2). Logo, precisamos aprender a pedir, mas também precisamos aprender a forma certa de fazê-lo!

Acredito que o mesmo se dá com o ato de dar e ofertar ao Senhor. Foi por isso que Paulo instruiu os coríntios: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (2Co 9.7)

As Escrituras falam de gente como Caim que ofertou ao Senhor sem, contudo, ser aceita, uma vez que havia algo errado em sua atitude.


Luciano P. Subirá. Pastor da Comunidade Evangélica Alcance

Nenhum comentário:

Postar um comentário