segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Se Deus Quiser...



  Esta é uma das expressões mais usadas e também uma das mais desobedecidas. Falamos mas não fazemos. Dizemos que é Deus quem dirige todas as coisas, mas queremos nós mesmos ter nas mãos o projeto e o controle de tudo.
     Há uma expressão em latim, “Deo Volente”, que significa “se Deus quiser" e que foi muito usada pela igreja até a idade média, um tempo em que a igreja havia abandonado por completo a Palavra de Deus e se dirigia apenas pela tradição e a vontade humana. Esta contradição serve para nos mostrar que mesmo a igreja não está livre de fazer seus planos sem submetê-los a Deus. É preciso compreender muito bem que não basta dizer “se Deus quiser”, é preciso colocar em prática. Deus nos permite planejar, mas a direção, a provisão e a autorização devem vir somente Dele.
     Estamos nos aproximando do final de 2009 e com certeza muitos planos já estão sendo traçados para 2010, o que é legitimamente permitido pelo Senhor Deus, mas é preciso usar de verdade e sinceridade ao dizer: "se Deus quiser". Lembre-se do alerta bíblico: "Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos". Portanto, planeje, faça projetos, sonhe e lembre-se de que antes de ter os desejos do coração satisfeitos é preciso “agradar-se do Senhor” (Salmo 37:4).



     Faça planos e ore ao Deus que “determina os seus passos”, humilhe-se na presença Dele e confie, pois a Palavra garante que “o mais ele fará” (Salmo 37:5). Não devemos esquecer de que até mesmo Jesus, o Filho de Deus orou: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua” (Lucas 22:42) e também que, "Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos." (1 Pedro 2.21). Se Jesus agiu assim, por que não deveríamos fazer o mesmo?
     A Palavra de Deus nos alerta que a atitude certa daquele que confia no Senhor é a de estar sempre submisso à vontade e direção Dele para tudo na vida, por isso diz: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna." (Tiago 4:13-16)




 Quando dizemos “se Deus quiser”, estamos declarando nossa submissão a Ele, pois ele é soberano. Confie ao Senhor o hoje, o amanhã e em todo o tempo, onde quer que você andar, saiba que é Ele quem determina tudo! Ele aponta a direção e garante a vitória, por isso, busque em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça e descanse, "todas as outras coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
Ore sempre: “SE DEUS QUISER!”


Fonte: Rev. Jonas Cândido Ferreira - Igreja Presbiteriana Setor Sul - Uberlândia


http://ipss-udi.blogspot.com/2009/12/se-deus-quiser.html


  Boa semana, bom feriado! Fiquem na paz de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário