quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cuide da sua própria vinha.




Há uma linha tênue entre amar o próximo, se dar ao próximo, servir ao próximo e ao mesmo tempo amar-se a si mesmo. Deus deseja que tenhamos equilíbrio até mesmo quando o assunto é amor. Você precisa entender que sua vida é sua primeira responsabilidade. É muito comum assumirmos um falso senso de responsabilidade em relação àqueles que nos cercam ao mesmo tempo em que negligenciamos nosso próprio chamado na vida. Assim perdemos o equilíbrio. Não se trata aqui de ser egoísta ou nunca ajudar ninguém. Estou falando sobre você carregar um fardo que não lhe pertence. Não sei qual é a sua vocação, mas sei que não é ser o salvador do universo.

        O fato é que muitas vezes carregamos fardos que não devíamos carregar. Assumimos as conseqüências de más decisões que outros tomaram. Se você continuar assumindo os prejuízos toda vez que aquela pessoa fizer um mau negócio como se você fosse responsável, Você não estará ajudando esta pessoa. Você estará impedindo que ela cresça e assuma responsabilidade por seus próprios atos. Muitas vezes a melhor ajuda é não ajudar. Provérbios 19.19 diz que “se você não deixar a pessoa que tem pavio curto sofrer as conseqüências dos seus atos de nervosismo e descontrole emocional, você terá que livrá-la constantemente”. O mesmo se dá com o preguiçoso, com aquele que gasta compulsivamente e com aquele que está constantemente se metendo nos mesmos problemas.

Um verso das Escrituras que revela um pouco de amargura nas entrelinhas é Cânticos de Salomão 1.6 onde a Sulamita desabafa: “os filhos de minha mãe indignaram-se contra mim e me puseram para guardar vinhas; a minha própria vinha, porém, não guardei. Veja o ressentimento nas entrelinhas. Em outras palavras ela esta dizendo: “eu me preocupei com todo mundo, resolvi os problemas de todos ao meu redor; fiz de tudo para agradar meus irmãos ou meus pais, mas de mim mesmo eu não cuidei. Fiz tudo por todo mundo em detrimento dos meus próprios sonhos”.

Por favor, compreenda: Quando você estiver diante de Deus Ele não vai perguntar se você agradou todos a sua volta, ou se você resolveu os problemas de todo mundo. Ou se você correspondeu às expectativas que sua família tinha sobre você. Ou sua Igreja, seus amigos, seu Pastor...Não! Ele vai perguntar: O que você fez com a sua vinha?? O que você fez com o seu chamado? O que você fez com o sonho que Eu coloquei dentro do seu coração?

Você diz: “Paulo, eu não sei se concordo com você, pois minha Bíblia diz para levar as cargas uns dos outros”. Sim, levar as cargas uns dos outros é um mandamento de mutualidade. Você ajuda alguém que por sua vez ajuda outro que também ajuda outro. A chave aí é “uns aos outros”. Isso é muito saudável. Mas não é nada saudável levar a carga de todos enquanto eles ficam sem carga nenhuma para levar. Não é nada saudável viver num relacionamento de manipulação e controle.

“Paulo , eu nunca gostei de Direito mas o sonho dos meus pais é que eu seja um Advogado, eu não posso decepcioná-los”. Preste bem atenção! O sonho dos seus pais deveria ser que você fosse uma pessoa realizada e feliz. Nada pode ser mais frustrante do que desistir dos próprios sonhos para realizar o que os outros sonham para nós.

Eu ouvi algo sobre estas duas irmãs que moravam juntas. Os pais haviam morrido e havia uma espécie de acordo silencioso entre elas de se cuidarem mutuamente. Sempre que uma arrumava algum namorado a outra fazia com que esta se sentisse culpada de estar traindo aquele pacto. O resultado é que ambas envelheceram solteiras, frustradas e amarguradas. Uma impediu a outra de se libertar. Ou melhor, cada uma se permitiu controlar pela outra. Se você está num relacionamento de manipulação e controle, é sua responsabilidade se libertar. Muitas vezes a outra pessoa nem percebe o que ela está fazendo com você.

A Bíblia diz em I Coríntios 7.23 que o preço da sua redenção foi muito alto, portanto não seja escravo de homens. Em outras palavras não se deixe controlar por ninguém. Não permita que uma pessoa manipuladora faça com que você se sinta culpado toda vez que você não fizer tudo que ela deseja. “Minha esposa fica sem falar comigo por uma semana se eu não fizer exatamente o que ela deseja”. É claro que em todo relacionamento as vezes precisamos ceder. Mas uma coisa é ceder de vez em quando, outra coisa é entrar num jogo de manipulação em que você precisa deixar de ser você para agradar o outro. A vida é curta demais para se viver em amargura tentando corresponder a expectativa que todo mundo possa ter sobre você. Sua primeira responsabilidade é cumprir o seu chamado, a sua vocação, o seu sonho, o seu projeto.

Deus não deseja que você leve os fardos de todos ao seu redor. Principalmente aqueles fardos que são resultados de más escolhas que as pessoas fizeram. Pode ser que alguns de vocês estejam cansados, sobrecarregados, frustrados, irritadiços e vocês nem sabem conscientemente o por quê. Mas você está permitindo que alguém o faça infeliz. Talvez um amigo ou um parente, seu esposo, seu filho ou seu patrão. Pessoas vêem até você e descarregam seus problemas esperando que você tenha uma solução mágica para elas. Muita vezes sem que na verdade elas queiram a real mudança de que necessitam. A verdade é que muitas pessoa não querem mudar. Seus problemas são reais, mas elas gostam da atenção que seus problemas trazem. Há pessoas que gostam que você sinta pena delas e começam a depender emocionalmente de você. Você acaba ficando frustrado porque ainda que você gaste toda a sua energia e tempo com elas, você não enxerga nem uma mudança significativa. Você pode ajudá-la hoje, mas na próxima semana tudo vai se repetir. O fato é que se a pessoa sabe que você estará sempre disponível quando ela se meter em problemas, ou ficar descontrolada ou precisar de mais dinheiro ou ficar de mal com o mundo, ela nunca vai querer enfrentar a causa real do problema. Então esta situação vai se prolongar indefinidamente.

Infelizmente, muitas pessoas, não importa o que você faça por elas, não importa quão bom você seja, não importa quanto sacrifício você faça, quanto tempo e energia você gaste com elas, elas nunca estarão contentes. Estas pessoas tem questões profundas interiores que precisam ser tratadas no lugar certo, ou seja, dentro delas. Você não deve, portanto, assumir responsabilidade pelas decisões, escolhas e estilo de vida destas pessoas. Se você o fizer em pouco tempo você estará sendo controlado e manipulado por elas.

Para você discernir se de fato você está ajudando uma pessoa ou se a sua ajuda está sendo um impedimento para ela crescer, faça as seguintes perguntas:
1)                                  Qual é a minha principal motivação nesta relação? Insegurança? Medo da reação da pessoa se eu romper esta relação de dependência? Qualquer motivação negativa é um sinal de que o relacionamento não é saudável;
2)                                 A pessoa ajudada demonstra gratidão ou assume minha ajuda como garantida?
3)                                 Esta pessoa demonstra desejo de se tornar independente? Ou seja, ela está progredindo no sentido de não precisar mais da minha ajuda?

Você precisa compreender que como indivíduo sua primeira responsabilidade é desenvolver a Vida Abundante em Cristo Jesus. Em outras palavras isto significa viver plenamente a Vida que Deus tem para você. Isto implica em curar ou mesmo eliminar todas as áreas que estejam impedindo seu potencial de fluir. Porque você não começa hoje mesmo a fazer os ajustes necessários? Comece a trabalhar na sua própria vinha e que Deus possa usar você para despertar outros a cuidar de suas próprias vinhas também.


Paulo Costa

Um comentário:

  1. O QUE SIGNIFICA TER AMOR AO PRÓXIMO?

    É muito difícil descrever um conceito fechado, pois afinal, não é um crime do tipo penal “fechado”. O aberto (culposos) geralmente estão descritos pelo legislador......... mas os fechados (dolosos) não.... porque será?

    Não deveria ser o contrário?
    Aberto......... culpado
    Fechado......... dolo

    Culpa – dolo – abre – fecha

    Uma vez quase quebrei uma porta de vidro do hospital, onde a sala era para pessoas idosas... acontece que na porta não tinha uma faixa no meio, um sinal, para que eu pudesse distinguir qual delas estava aberta ou fechada....... e claro, eu, conversando e dando toda a atenção ao paciente, tive a infeliz providência de quase furar meu olho com meu óculos na porta.

    Isso é CULPA OU DOLO? E SE EU TIVESSE REALMENTE FURADO MEU OLHO?

    E SE UMA PANCADINHA DESSA MATASSE O POBRE DO VELHINHO QUE JÁ ESTÁ NAS ULTIMAS?

    A porta fechada.............. dolo................
    A porta aberta................ culpa...............

    Consegue ver algum nexo de culpabilidade?

    Agora, se você passar com o velhinho, na cadeira de rodas na porta aberta, tudo bem. E se você quiser passar e a porta estiver fechada? E a secretaria for 2KM da porta? Que tal deixar o velhinho ali, hem........... e sair de fina..........

    Vou tentar definir o que é amor ao próximo...... sem chegar a conclusões do tamanho de uma pedra ENORME ESMAGANDO O CRANIO DE ALGUEM.......

    Amor ao próximo é abrir essa porta e ajudá-lo a passar, sem deixar a porta voltar e quebrar a cara dele, ou arrancar a unha do seu dedão. É ajudá-lo, num momento em que é ELE que está precisando de ajuda e SÓ TEM VOCÊ pra ajudar.

    Neste momento, não dá pra ter amor por você........ dois corpos não ocupam o mesmo lugar, ou eles se interagem, se unem, ou um sai e outro entra. Entende..... tem como neste momento você pensar em voce e no outro ao mesmo tempo, com o mesmo valor? Um não terá que ser mais importante, neste fato típico?

    Lembrei de uma frase de Jesus agora:
    “Vim para os doentes”
    “Eu sou a porta”
    “Quem passar, terá a vida eterna....”

    Jesus nos diz que a porta é estreita, mas dá pra passar.
    Unindo a vontade de passar e a consciência de que é impossível passar por esta porta sem quebrar alguma coisa.................... a porta fechada............... dolo direto ou eventual.

    Unindo a vontade de passar e ter a consciência de que é possível se as portas estiverem abertas, livres para o PRÓXIMO passar ....... porta aberta.......... sem culpa e sem dolo.

    Unindo a vontade de passar mas deixando uma aberta e outra fechada, com faixa ou sem faixa.......... aqui neste momento, precisaremos do AMOR AO PRÓXIMO, pode ocorrer culpa ou dolo, dependendo da porta em questão.

    Finalizando,
    Se essa BOLA ENORME É A SUA FAMÍLIA e você essa minúscula criatura......... seja advogado............... e rápido!

    ResponderExcluir