quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Que Posso Ser Para Deus




O que posso ser e o que sou.
Sou para ele, antes de mais nada, uma criatura. Feita por ele, à sua imagem e semelhança, ainda que de barro - ele, o oleiro, eu, o barro. Obra que ele executou com requintes de perfeição, como tudo o mais que saiu das suas mãos.
Também sou para ele um pecador. Uma criatura transviada. Perdida. Ele Santo e eu um réprobo1 arrastado na esteira de outros réprobos e arrastando na minha esteira ainda outros muitos. Na correnteza do pecado.
Mas, felizmente posso ser para Deus mais que uma simples criatura e mais do que um pecador comum.Posso ser uma nova criatura desde que a sua graça faça de mim um novo homem.
Por meio de Cristo. Como escreveu o apóstolo Paulo:
"Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (II Coríntios 5:17).
Como se o homem nascesse outra vez, segundo a palavra de Jesus:
"Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3).
E se sou pecador posso ser para Deus um santo. Depois de fazer-me uma nova criatura ele pode fazer de mim um santo. Por meio de Cristo, que fez expiação por mim: entende-se por expiação a eliminação da culpa pelo cumprimento da pena correspondente. Foi o que Cristo fez por mim no Calvário.
Não sou justo, mas poso ser justificado. Justificado pela fé. Quando chego a este ponto não sou uma simples criatura de Deus, mas um filho de Deus.
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome" (João 1:12).
E se filho posso tratá-lo de Pai:
"Pai nosso, que estás nos céus" (Mateus 6:9).
Tratando pessoalmente com ele, essa é uma comunhão que será cada vez mais profunda, se eu insistir em conservá-la.
Não demorará muito e serei amigo de Deus. Terei afinidade com ele. Um filho amigo do Pai, o que nem sempre um filho é.
Abraão foi chamado amigo de Deus (Tiago 2:23).
Posso ser mais, ainda que pareça menos: servo de Deus. Escravo de Deus, como o apóstolo Paulo apreciava referir-se a si mesmo. Deus como patrão e como Senhor.
Posso ser-lhe discípulo. Ele meu Mestre e eu seu discípulo.
Posso ser um instrumento de Deus. Um vaso escolhido, como foi o apóstolo Paulo. Uma voz como foi João Batista.
Assim posso ser alguém para Deus se ele for alguém para mim.
Como se houvesse uma troca de serviços. Um intercâmbio espiritual. É quando a vida do homem tem substância: quando o homem está em Deus e Deus está no homem.


1 Réprobo: Detestado, odiado, malvado. Condenado por Deus às penas eternas.


Pastor Rubens Lopes



Nenhum comentário:

Postar um comentário