quarta-feira, 7 de julho de 2010

Autocontrole e Confiança


Pecados de Autocontrole e Autoconfiança



De todas as categorias, esta é a que pode exigir um maior discernimento e revelação por parte de Deus. Nesta seção consideraremos as maneiras sutis como a velha natureza permanece não detectada, porém muito viva em áreas importantes do nosso coração. Indubitavelmente, na vida de muitos cristãos há áreas onde seu “eu” não foi crucificado, o que impede que Cristo flua neles e através deles. Esta é a razão principal de muitos não conseguirem a vitória que Deus, de forma tão clara, promete.

Embora alguns destes princípios pareçam superiores ou avançados, na verdade eles representam o fundamento do andar em cristo. Antes de prosseguirmos, gostaríamos de definir o uso de dois termos básicos:

A carne – Nesta seção, eu uso o termo carne no mesmo sentido que Paulo usa em Gálatas 5:17-20. Neste contexto, a carne denota nossas ações e pensamentos humanos quando agimos sem o controle direto de Cristo.

Morrer para si – Eu me refiro à afirmação de Jesus em Mateus 16:24-25. Neste contexto, devemos escolher morrer para os nossos desejos e nos render completamente a Cristo.

À medida que Deus o santifica, Ele fará você passar por um processo progressivo de morte para o eu e de vida com Ele e para Ele. Se você não entendeu o principio bíblico de entrega, você pode estar confuso a respeito dos necessários tempos de quebrantamento que Deus permite. Talvez até sem saber, você esteja resistindo ao método de Deus para conduzi-lo à santidade e ao poder espiritual. Peça discernimento ao considerar os três princípios básicos da vitória sobre o pecado e sobre o eu.

Mateus 16:24-25 – Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará.

Romanos 6:6 – Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado.

Todos nós crentes enfrentamos situações em que deveremos escolher a vontade de Deus e não a nossa (Isaías 55:8). Nossa carne e desejos naturais podem clamar por uma maneira de agir, porém, nós sabemos que Deus quer outra. Somente quando você escolhe negar a si mesmo, pela fé, obedecer a deus, você conhecerá Seu poder. Mas não desespere! Cristo que habita em você pode capacitá-lo para morrer para si mesmo!

Então, como você de fato “morre para si” em sua vida diária?

Em termos simples, isto significa dizer não a pensamentos, atitudes ou ações que você sabe que são da carne. Em outras ocasiões, será dizer sim a ações ou serviços espirituais que sua carne naturalmente rejeitaria. Você nega a si mesmo e recebe a vitória confiando na Sua morte e ressurreição agindo em você (Romanos 6:3-4). Amigo, Jesus já conquistou a vitória, e Ele está em você! Mas, você precisa escolher morrer para si e deixar que Ele reine em sua vida (Romanos 6:12-14). Embora Ele lhe dê a força, só você pode fazer a escolha de andar Nele a cada momento.

De maneira alguma estou dizendo que seja fácil fazer isto. Haverá momentos em que será extremamente doloroso negar-se a si mesmo e tomar a cruz. De fato, sobre a cruz é onde você “morre”. Além do mais, é difícil morrer para si, negar-se a si mesmo, e muitas vezes você será tentado a ceder ao clamor do “eu”. Porém, a vida centrada no “eu” não pode ser melhorada, ela tem de ser crucificada com Cristo. Não se desespere! Cristo, que habita em você, lhe dará total capacidade de morrer para si. E depois de cada morte verdadeira para o eu, haverá uma nova e gloriosa liberação da presença de Deus! Então, vale à pena realmente negar-se a si mesmo? Sim, meu caro, vale muito mais do que você imagina!

Mas o que acontece se você recuar e recusar-se a tomar sua cruz completamente? O que acontece se você recusar a negar-se a si mesmo e obedecer a Cristo? Resumindo, você perde sua energia e zelo espiritual. Tudo o que é espiritual se torna muito pesado e fica difícil resistir à tentação. Os resultados de nossas orações e ministérios se tornam limitados e pequenos. Você retorna a viver “no seu próprio poder” ao invés de no poder sobrenatural de Cristo. Esta é a razão de muitos crentes estarem cansados espiritualmente e lhes faltar o poder sobrenatural! Em algum ponto importante de sua vida, eles se defrontaram com a cruz e recuaram. Eles cederam à velha natureza e agora o poder de Deus não chega até eles. Eles conheceram muito pouco da vida abundante e do relacionamento pessoal com Jesus prometidos de forma tão clara nas Escrituras.

Graças a Deus, há cura para isto! A cura é simplesmente arrepender-se e ter fé em Cristo que habita em você. Pela fé você pode morrer para si e deixar Cristo viver em você e através de você.

Deus já lhe disse para fazer alguma coisa e você tentou ignorá-Lo? Deus disse para fazer algo e você ainda não fez? Deus lhe disse para parar de fazer alguma coisa e você continua fazendo? Você tem dificuldade de entregar sua família, seus relacionamentos ou trabalho no altar de Deus? Deus lhe disse para abandonar algo que não é realmente um pecado patente, mas que é um obstáculo?

Além dos pecados propriamente ditos, devemos deixar de lado tudo o que nos atrapalha, cada peso (Hebreus 12.1). Não haverá vitória completa nem poder, até que você negue a si mesmo e O siga. Por favor, seja honesto com Deus e com você mesmo. E nunca se esqueça de que bênçãos gloriosas estão reservadas para aqueles que realmente tomam sua cruz e O seguem.

João 12:24 – Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto.

Provérbios 17:3 – O crisol é para a prata e o forno para o ouro, mas o Senhor prova o coração.




Fonte: Retorno a Santidade - Dr. Gregory R. Frizzell - páginas 102 à 105

Nenhum comentário:

Postar um comentário